

O Natal garante às grandes lojas do varejo o maior número de vendas durante o ano, com uma enorme margem sobre outros períodos do ano, como o Dia dos Namorados e Dia das Mães.
Mas o que faz com que o Natal tenha essa força gigantesca de, no final de todo ano, aumentar exponencialmente o gráfico de vendas em diversos segmentos varejistas no país?
Confira o texto e analise a importância de planejar as vendas para essa data. Mas antes de iniciar esse assunto, vamos falar sobre sazonalidade.
Por que as vendas sazonais são importantes?
Sazonal é um adjetivo que se refere ao que é temporário, ou seja, que é típico de determinada estação ou época. No universo empresarial, podemos definir a sazonalidade como eventos no tempo, repetitivos ou não, que terão impacto no funcionamento das empresas.
A vendas sazonais, então, referem-se a ciclos repetitivos que ocorrem em determinados períodos do ano, podendo ou não ter um prazo definido e que podem trazer resultados positivos ou negativos.
Exemplo!
O verão é um exemplo de sazonalidade repetitiva, ou seja, todo ano a essa estação exerce um impacto no mercado. Em se tratando dos setores de hotelaria e turismo, o impacto é positivo.
Já uma forma de sazonalidade não repetitiva para os mesmos setores é a ocorrência de um feriadão. Em certo ano, o feriado cai numa quinta-feira, o que permite programar viagens mais extensas. Mas, no ano que caiu na quarta, com certeza, os planos de aproveitar o feriado são diferentes.
Vendas Sazonais
Quando falamos da sazonalidade aplicada a negócios, é preciso pensar na projeção de vendas. Todo negócio possui períodos de alta e baixa naturais. Por que naturais? Porque são fatores que independem do esforço de vendas ou da produção da empresa.
Em muitos segmentos do varejo é preciso estar preparado para as vendas de dia das mães, dia dos namorados, black friday, natal, entre outros. A mesma preparação deve ser feita para períodos de janeiro e março, que normalmente as pessoas compra menos. Conclusão: é indispensável ter planejamento. Prossiga com a leitura e veja o tópico de planejamento mais abaixo.
4 problemas com a sazonalidade
Embora a sazonalidade seja positiva em diversos aspectos, sem planejamento, ela pode virar inimiga do empreendedor. Isso ocorre, pois negócios muito sazonais incorrem em problemas de fluxo de caixa e operacionais. Veja 4 formas de problemas que podem surgir:
1.Gestão de pessoas
No período de alta, a empresa precisa de muito mais colaboradores do que no período de baixa.
2.Produção e logística
Sem o planejamento correto da produção e logística, você perderá vendas por conta da falta de capacidade produtiva ou por deficiência na entrega.
3.Atendimento
O mesma que ocorre com a produção e com a logística acontecerá com o seu telefone e demais canais de vendas. Especialmente quando os pedidos começarem a atrasar.
4.Fluxo de caixa
Todas as estruturas da empresa deverão ser repensadas. Mas, sem gastar mais do que será faturado no período de alta e gerando um lucro capaz de manter a empresa nos demais períodos de baixa.
Como se proteger disso? Planeje-se
Dicas de Planejamento
Ter um planejamento prévio de todo o ano e pensar quais as ações que você pode promover são questões determinantes para evitar problemas maiores. Pois assim, é possível antecipar soluções. O planejamento funciona como um guia.
- Escolha as datas e se planeje com antecedência
- Seja criterioso
- Defina a mensagem e crie campanhas
- Levante os recursos necessários e faça parcerias
- Faça os ajustes necessários
Você sente dificuldades de montar esse planejamento na sua empresa? É normal. Até porque são tantas tarefas que aparecem no dia a dia que fica complicado parar, respirar, tomar um cafezinho e reunir as ideias. Por isso, se você tiver qualquer dúvida, precisar de orientações e de um choque de ânimo, conte com a gente! Fique à vontade para mandar um email, uma mensagem ou ligar.
A força das vendas no Natal
A resposta para o aumento do volume de vendas do Natal é simples: tradição. No Brasil, o espírito natalino é muito forte e desperta ainda mais o desejo de presentear. Esse hábito não existe apenas por influência da publicidade ou do consumismo. Dar algo como prova de afeição é uma característica humana, compartilhada por todos os povos que já habitaram a Terra. Para completar, nessa época do ano, as pessoas tendem a se sensibilizar, pensando mais na parte afetiva do que financeira.
Ainda segundo pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), quase dois terços dos brasileiros que vão às compras para o Natal (64%) dizem fazê-lo pela tradição. Outros 31% consideram o gesto de presentear importante.
No varejo, a cultura de presentear no Natal ocorre concomitantemente ao mês em que, geralmente, as empresas pagam o 13º salário, garantindo a mesma cena todos os anos: lojas lotadas em dezembro.
Os segmentos de vestuário, brinquedos, cosméticos, perfumes, celulares e eletrônicos são os mais procurados. Além disso, este período também movimenta muito os hipermercados, supermercados e outras redes de produtos alimentícios e bebidas.
10 sugestões de ações para o Natal
A primeira coisa a se fazer é definir o seu objetivo com essas vendas: vender produtos fora de linha? Aumentar o ticket médio da loja? Limpar o estoque? Atrair clientes ou fidelizar?
Feito isso, você pode começar a traçar suas ações para colocá-las em prática.
- Combos de produtos
- Cupons de descontos
- Ação e desconto solidário
- Cupons nas redes sociais
- Compre X e leve Y
- Frete ou entrega grátis
- Descontos do dia
- Descontos progressivos
- Balões surpresas
- De X, por Y
Período de trocas: esse é um momento muito importante para definir o seu atendimento. O normal é que as pessoas sejam muito mal recebidos e isso não deveria acontecer, pois além de perder clientes antigos, você também pode perder novos. Por isso, troque os produtos com a melhor intenção possível, faça o seu cliente sair satisfeito da loja, ofereça itens de maior valor agregado e pegue os contatos de novos clientes.
Metas para 2019
Talvez você esteja se sentindo arrependido por não ter feito um planejamento para 2018. Não fique assim! Recarregue suas energias e faça o seu melhor pelo mês de dezembro. Mas não repita no ano que vem: planeje 2019, veja sua empresa atingir novas perspectivas, aumentar as vendas e, assim, te proporcionar realização com o seu negócio.
Bússola Resultados
Whatsapp: (32) 99168-8657
Email:contato@bussolaresultados.com.br
Instagram | Facebook