

Você possui um negócio? Se a resposta for sim, você sabia que a ausência de um fluxo de caixa pode gerar uma falsa ideia sobre o cenário financeiro da empresa. Se você analisa apenas para o dinheiro que entra das vendas, sem pensar nos gastos futuros, você pode ser enganado e achar que tem dinheiro sobrando. Por isso, a grande importância de ter um fluxo de caixa organizado para que tudo sob controle.
O que é fluxo de caixa?
Você deve estar acostumado com a definição de que o fluxo de caixa é apenas o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, ou seja, o que você recebe e o que paga em seu negócio. Porém, vai muito além disso. Fazer um registro detalhado dos ganhos e gastos é uma parte, mas o mais importante é a análise completa que é feita posteriormente. Ou seja, é preciso realizar uma gestão financeira eficiente.
O fluxo de caixa deve ser realizado diariamente. Portanto, corresponde a um trabalho diferente do que é realizado pelo contador. A contabilidade analisa, basicamente, uma foto do mês: entradas, saídas e o lucro. A gestão financeira não pode ser vista como um retrato, mas sim como um filme.
Afinal, e se a empresa passou 10 dias com o fluxo de caixa comprometido? E se no começo do mês não havia dinheiro para pagar os custos? O fluxo de caixa financeiro se altera diariamente, e em cada um desses dias a empresa apresenta desdobramentos. Com isso, o negócio pode produzir roteiros diferente.
Filme de terror
Como foi mencionado o fluxo de caixa é como um filme da empresa, e em determinados momentos, infelizmente, pode ser um filme de terror. Mas não o condene como vilão, pois ele é apenas um reflexo dos resultados.
Que tal trabalhar para que cenários ruins se transformem em realidades positivas? Para isso, é necessário ter organização e disciplina, criando novos hábitos.
Organização e disciplina
Nada importa tanto na gestão financeira quanto duas palavras simples:
1. Organização;
2. Disciplina.
É necessário mudar o hábito para que possamos fazer a gestão financeira eficiente!
Para criar o hábito:
1 – Dica
2 – Rotina
3 – Recompensa
O hábito é mais forte que a memória, portanto é só exercitar!
5 princípios que não podem ser negligenciados.
Se você está em busca do sucesso do seu negócio, você precisa participar ativamente do controle financeiro. Estar atento e fazer previsões são atitudes que vão te ajudar em todo gerenciamento. Confira estes 5 princípios que são indispensáveis:
1. Separe o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa;
2. Controle cada centavo que entra e cada centavo que sai;
3. Gaste menos (beeeem menos) do que você fatura;
4. Faça previsões para baixo. As coisas sempre podem ir pior;
5. Se você não enxerga, não gerencia.
Mãos à obra!
Além de coletar e registrar todas as informações de receitas e despesas, é preciso analisá-las e fazer um planejamento de ações, que podem envolver: investimento em divulgação, contratação ou redução de funcionários, aumentar ou diminuir o estoque, entre outras.
Você já deve ter percebido a importância de começar ou manter o seu fluxo de caixa. Se você ainda não administra isso muito bem, é recomendável buscar orientação. Existem planilhas, sites e serviços que tornam esse processo muito mais simples.
Consultoria para Pequenas Empresas
A Bússola Resultados é uma consultoria para pequenas empresas que estão sem fluxo de caixa (o que faz com que elas fiquem sem fôlego para a operação do dia a dia), que não estão ganhando dinheiro, que não sabem quais as suas margens, e se a sua precificação está sendo feita corretamente; e que não estão conseguindo visualizar de forma clara todos os indicadores financeiros do seu negócio.
Como fazemos?
1 – Diagnóstico de toda a situação financeira da empresa;
2 – Plano de ação para melhorias e criação da cultura do resultado;
3 – Estudo e desenvolvimento da precificação da forma correta;
4 – Definição de indicadores e análises financeiras 360 graus;
5 – Viabilização do crescimento e desenvolvimento da empresa.
Conheça mais sobre a Bússola Resultados.
Siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook
Participe do grupo de empreendedores.