Como são desenvolvidos os projetos da Bússola?

Antes de falarmos no “como”, acho importante falarmos do “porque” fazemos isso. Não teria sentido nenhum falar do nosso método, se isso não nos conectasse ao nosso verdadeiro propósito expresso na frase a seguir:

“Fazemos isso para que pequenas empresas possam ter vida eterna (NUNCA cheguem à falência), para que elas sejam sustentáveis por si só (independente dos seus sócios), cresçam até onde desejarem e para que os pequenos empreendedores possam ter uma vida menos caótica, mais planejada e mais feliz.”

Isso é o que nos faz levantar da cama todos os dias, o que nos motiva e o que faz sentido para a nossa vida! Todos os nossos projetos são feitos levando em consideração esses objetivos e é isso que nos faz diferentes.

Falando efetivamente sobre o “como fazemos”, o nosso método de consultoria é bastante diferente do tradicional. A maioria das consultorias que conhecemos, se baseia em alguns pilares de gestão importantes como financeiro, estratégico, recursos humanos, marketing, etc… sendo especialistas nessas áreas.

Mas no geral, tentam implantar as soluções padrão, que se adequam melhor às médias e grandes empresas e que simplesmente não fazem sentido para uma pequena empresa. Esses são o que chamamos de consultores especialistas. Muitas vezes, uma empresa precisa de uma consultoria muito profunda em alguma área e essa seria a hora de escolher um consultor especialista somente nessa área para resolver a esse problema.  Mas é importante frisar que a consultoria especialista se encerra no momento em que o problema nesse pilar está resolvido.   

Nós sabemos disso, porque também já fomos consultores especialistas. Como a nossa maior experiência sempre foi nas áreas de Marketing e Vendas, éramos sempre chamados para desenvolver essas áreas nas empresas. Só que em 90% dos casos simplesmente vender mais não era suficiente para que uma pequena empresa chegasse aos resultados que precisava. Os problemas em outros pilares matavam as margens e a lucratividade da empresa e isso causava um problema ainda maior!

A Bússola entende que os problemas em uma pequena empresa são simples de se resolver, não precisando de um aprofundamento tão grande e detalhado em nenhuma das áreas. Mas é imprescindível que todas as principais áreas sejam atacadas em conjunto, em todos os seus pilares de forma coordenada para que os efeitos sejam imediatos no aumento dos resultados.

Identificamos que toda pequena empresa possui 4 pilares principais, que são atacados em conjunto pela nossa consultoria. São eles:

Na pequena empresa a metodologia e as ferramentas precisam ser simples, rápidas de se implantar e que façam sentido para os resultados que o empreendedor almeja. E foi pensando nisso que adequamos às principais ferramentas de gestão do mercado ao ambiente de pequenas empresas, fazendo com que os empreendedores consigam em pouco tempo ter claramente:

  • Uma gestão financeira simples, prática e fácil de se implantar em pequenas empresas, mas com os padrões corretos, trazendo as análises e indicadores básicos para que o empreendedor possa ter a visão correta do seu negócio.
  • Um planejamento estratégico objetivo e que vai direto ao ponto, com as ferramentas adequadas ao ambiente das pequenas empresas, fazendo com que o empreendedor possa planejar e executar com rapidez e precisão os rumos da sua empresa.
  • Uma visão totalmente diferente do modelo de negócios da empresa, criando estratégias de diferenciação e posicionamento no mercado para gerar valor para os produtos e para a empresa
  • Uma gestão de vendas altamente eficaz e produtiva, criando uma equipe de vendas multidisciplinar que efetivamente alcança os resultados necessários.
  • Um controle de todos os indicadores dos segmentos chaves da empresa, tirando os sócios do operacional e criando novas lideranças entre os funcionários para desenvolver o crescimento da empresa.
  • A criação e um ambiente em que a meritocracia é a base e a recompensa de todos os funcionários, fazendo-os remar sempre para o lado correto. 

Todos os nossos projetos se iniciam a partir de um diagnóstico prévio onde fazemos uma análise de como está o desenvolvimento da empresa em cada um dos pilares atualmente e a partir daí montamos um cronograma focando nos pontos chaves e trabalhando em paralelo as outras áreas para gerar o resultado rápido que a empresa precisa.

Por exemplo, se uma empresa tem a sua gestão financeira como o principal pilar a ser desenvolvido, é nesse ponto que focamos imediatamente. Com esse pilar resolvido, atacaremos o próximo, até que todos os problemas estejam sanados, fazendo com que a empresa caminhe com tranquilidade em todas as áreas.

Desenvolvemos uma caixa de ferramentas lotada de soluções que são aplicadas nos nossos projetos. Cada empresa demanda uma ferramenta diferente e é por isso que nossos projetos são totalmente customizados para a necessidade que identificamos em cada empresa.

Essas ferramentas são planilhas, processos e conceitos que criamos a partir de ideias novas (gostamos de pensar fora da caixa e desafiar o “status quo” das padronizações) ou de inspirações nas ferramentas já consolidadas no mercado, fazendo ajustes nas mesmas para que elas se adequem ao ambiente de pequenas e microempresas e possam ser implantadas, executadas e levem a empresa aos resultados que precisa para se manter lucrativa.

Algumas das referências, ferramentas e conceitos que usamos estão nas referências abaixo:

  • Antifrágil – Coisas Que Se Beneficiam Com O Caos (Nassim Nicholas Taleb)
  • Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar (Daniel Kahneman)
  • A lógica do consumo (Martin Lindstrom)
  • A Lógica do Cisne Negro (Nassim Nicholas Taleb)
  • A Meta (Eliyahu M. Goldratt)
  • As Armas da Persuasão (Robert B. Cialdini)
  • As Três Mentes do Neuromarketing (Marcelo Peruzzo)
  • Predictable Revenue (Aaron Ross)
  • From Impossible To Inevitable (Aaron Ross)
  • A Cauda Longa (Chris Anderson)
  • Não é Obvio? (Eliyahu M. Goldratt)
  • Dobre Seus Lucros (Bob Fifer)
  • Sonho Grande (Cristiane Correia)
  • A Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim. Renée Mauborgne)
  • Pai Rico – Desenvolva Sua Inteligência Financeira (Robert Kiyosaki)
  • Foco – Uma questão de Vida ou Morte para a sua empresa (Al Ries)
  • The Lean Startup (Eric Ries)
  • Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios (Alexander Osterwalder / Yves Pigneur)
  • Previsivelmente irracional (Dan Ariely)
  • Traction: How Any Startup Can Achieve Explosive Customer Growth (Gabriel Weinberg / Justin Mares)
  • How to Start a Business & Ignite Your Life: A Simple Guide to Combining Business Wisdom with Passion Paperback (Ernesto Sirolli)
  • Ripples from the Zambezi: Passion, Entrepreneurship, and the Rebirth of Local Economies (Ernesto Sirolli)
  • Organizações Exponenciais | Salim Ismail

Então, agora que você já sabe como fazemos, que tal marcar um diagnóstico gratuito da sua empresa? Chama a gente no whatsapp (32) 9 9168-8657 e vamos conversar!