Você conhece essa história? A pessoa trabalha durante muitos anos em uma empresa, junta algum dinheiro e em paralelo a isso fez faculdade, lê alguns livros, faz diversos cursos e consome conteúdos sobre empreendedorismo. Durante todos esses anos, alimenta em si mesmo a vontade de ser dono do seu próprio negócio, ser seu próprio chefe, fazer algo pelas pessoas e pela sociedade.
Mas infelizmente a falta de grandes recursos, a incerteza sobre o mercado e a falta de estabilidade de um empreendimento novo, fazem com que ele adie a sua vontade e continue trabalhando e adiando o seu sonho.
E é nessa hora que por algum motivo (que pode ser uma demissão da sua empresa ou um desejo muito forte de empreender), que então chega a sua hora! Depois de pensar muito, resolve sair da empresa onde é funcionário e decide arriscar tudo e montar a sua empresa! Pega o valor da sua rescisão, as suas economias, monta um planejamento básico e vai fazer acontecer!
E eis que essa história muito bonita e comum dentre os pequenos e microempresários, vira um thriller de suspense misturado com um filme de terror a partir daí. O empresário usa todo o dinheiro que guardou a vida inteira e aposta todas as suas fichas na sua ideia de negócio! Acredita que sua empresa será um sucesso e trabalha noite e dia para fazer isso acontecer.
Só que infelizmente uma empresa hoje não sobrevive apenas da garra do empreendedor, do seu sangue e suor. Segundo recentes pesquisas do SEBRAE, quase 50% das microempresas fecham suas portas antes mesmo de completar os dois primeiros anos. Os dados também apontam que 80% das microempresas também não passam do seu 6º ano de vida. Ou seja, o normal é fracassar. Então cuidado em só absorver as histórias de sucesso de empreendedores que começaram do nada e hoje são milionários, porque eles são uma pequena minoria.
As 3 principais causas mencionadas na pesquisa são: falta de conhecimento por parte do empresário, falta de lucro nas suas vendas e falta de capital de giro. Somando essas causas, chega-se a quase 50% do total. Por outro lado, a tão falada crise, altos impostos e concorrência, juntos não chegam a 20%. Esses dados nos dão a exata noção das causas do insucesso da maioria das pequenas e microempresas no Brasil. O problema é interno, mas a maioria dos empreendedores continua culpando o ambiente externo pelos seus percalços. E isso definitivamente não resolve o problema.
Há muitos anos acompanhando o mercado, nós aqui na Bússola Consultoria de Resultados, identificamos que uma pequena e microempresa deve ser vista como uma cadeira, com 4 pernas que precisam estar minimamente firmes, para que a mesma não se quebre. Essas 4 pernas são:
- Gestão Financeira: Uma gestão financeira simples, prática e fácil de se implantar em pequenas empresas, mas com os padrões corretos, trazendo as análises e indicadores básicos para que o empreendedor possa ter a visão correta do seu negócio.
- Planejamento Estratégico: Um planejamento estratégico objetivo e que vai direto ao ponto, com as ferramentas adequadas ao ambiente das pequenas empresas, fazendo com que o empreendedor possa planejar e executar com rapidez e precisão os rumos da sua empresa.
- Marketing e Vendas: Uma visão totalmente diferente do modelo de negócios da empresa, criando estratégias de diferenciação e posicionamento no mercado para gerar valor para os produtos e para a empresa e uma gestão de vendas altamente eficaz e produtiva, criando uma equipe de vendas multidisciplinar que efetivamente alcança os resultados necessários.
- Gestão de Pessoas e Liderança: Um controle de todos os indicadores dos segmentos chaves da empresa, tirando os sócios do operacional e criando novas lideranças entre os funcionários para desenvolver o crescimento da empresa e a criação e um ambiente em que a meritocracia é a base e a recompensa de todos os funcionários, fazendo-os remar sempre para o lado correto.
Lembrando que toda a metodologia é aplicada ao ambiente de pequenas e microempresas. Nada do blá blá blá acadêmico que foca muito em grandes empresas, mas que simplesmente não faz sentido para pequenos negócios. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre cada um desses itens acima, basta ir até a nossa página de serviços, onde há um detalhamento maior de cada etapa.
Com isso, o empreendedor age nas causas raiz dos principais problemas de um pequeno negócio e consegue ter maior controle, estabilidade e tranquilidade para passar pelos altos e baixos da vida de um empreendedor.
Se você quer isso para a sua empresa, e precisar de ajuda em alguma dessas áreas, fale com a gente. Teremos prazer em ajudar e fazer com que o índice de mortalidade das pequenas e microempresas caia vertiginosamente. Chama a gente no whatsapp (32) 9 9168-8657 e vamos conversar!