Qual o melhor momento para empreender?

Uma dúvida que atormenta a grande maioria das pessoas que quer empreender é não saber se esse é um bom momento para começar algo tão arriscado. O Brasil vive um dilema controverso na área política, a economia continua operando em um cenário de incertezas e as instituições não dão sinais de melhora. Em um momento como esse, será que eu deveria aplicar todo o meu capital em um empreendimento que pode sofrer com tantas ameaças? A ideia desse post, é ajudar você a responder essa questão, ok? Então, vamos lá!

O Desejo: 

Ter um negócio próprio é o principal sonho de 34,5% dos adultos brasileiros, com idade entre 18 e 64, segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em conjunto com o SEBRAE. Ao contrário do que acontecia em um passado relativamente recente, o sonho de empreender supera, de longe, o de fazer carreira em uma empresa – opção preferida, atualmente, por apenas 22,7% da população.

A pesquisa revela também que, hoje, quatro em cada dez brasileiros são donos de uma empresa – a maioria de pequeno porte – ou estão envolvidos com a criação do próprio negócio. É o maior índice em 14 anos e quase o dobro do registrado em 2002. Se você tem esse desejo 1 a 0 para você!

O que é empreender?

Transformar ideias em algo novo e útil para alguém é a essência da ação empreendedora. A primeira pergunta que um empreendedor precisa responder é: “que problema a minha empresa ou produto soluciona?”. Se você não souber responder a isso, pode ser que sua ideia precise ser melhor desenvolvida. Um traço comum entre empreendedores é a capacidade de não se conformarem com o estado atual das coisas. São eternos insatisfeitos com o status quo e a forma padrão que mantém as coisas sempre da mesma forma.

Outro fato importante é destacar que empreendedores não são super-heróis, são apenas pessoas comuns, mas que se dedicaram a realizar algo extraordinário! Empreendedores são pessoas determinadas, visionárias e movidas pela vontade de fazer o bem. Empreendedorismo é um modo de pensar, uma atitude que pode ser desenvolvida e aprendida, se for praticada. E isso só depende do próprio empreendedor. Se você entende isso, e se propõe a desenvolver o seu negócio e a você mesmo nesse sentido, você já tem 2 a 0 ao seu favor no placar!

Desista agora mesmo de ser um empreendedor!

A notícia ruim para alguns tipos de pessoa, é que para ser um empreendedor, você precisa ser muito forte, porque o empreendedorismo não aceita “mimimi”, não respeita quem é “vítima do mundo” e simplesmente devora quem foge da responsabilidade, ou acha desculpas e justificativas para qualquer insucesso. Dessa forma, não adianta reclamar da vida, um empreendedor não espera a oportunidade! Ele arregaça as mangas e as cria!

Outra notícia ruim: não espere apoio da sua família, porque a trilha de um empreendedor é bem sofrida e a última coisa que a sua família quer é ver você sofrendo! Na escola nós não estudamos para sermos empreendedores, somos treinados para ser parte da empresa de alguém. É como aquela música do Pink Floyd, “Another Brick In The Wall”: somos treinados para sermos nada mais, nada menos que um tijolo no muro de alguém.

E para terminar, você está pronto para ser chamado de maluco??? Sim, tudo o que já foi feito no empreendedorismo brasileiro e mundial foi feito por pessoas que foram chamadas de malucas um pouco antes de serem chamadas de gênios. O homem sensato se adapta ao mundo, o “maluco” tenta adaptar o mundo a ele. Por isso, todo o avanço se deve a esses malucos que um dia resolveram empreender em algo novo…  Você está pronto para ser o maluco de hoje? Se sim, você acaba de marcar o 3º gol no placar do empreendedorismo.

Mas afinal, esse é um bom momento para empreender? 

Sim, com certeza! Nunca houve um momento tão especial para empreender. O mundo em transformação, no qual vivemos, enfrenta grandes desafios e são os empreendedores que encontrarão soluções para esses problemas. É sempre a dificuldade que nos impulsiona a achar as soluções, desde o início dos tempos: o frio nos levou a criar o fogo, a distância nos fez desenvolver a roda. Quem cria e desenvolve algo novo, nasce todo dia!

Quer ver alguns exemplos de empreendedores que criaram os seus negócios a partir de um problema? veja abaixo:

  • Sem dinheiro para pagar o aluguel do apartamento onde moravam em São Francisco, Califórnia, e à procura de um novo projeto e da “grande ideia” para iniciar seu empreendimento, os três amigos acharam a oportunidade ideal para começar seu negócio: uma conferência de designers na cidade. Como grande parte dos hotéis da região estavam com lotação completa, decidiram alugar alguns espaços dentro do apartamento deles como a sala, cozinha e quarto dos fundos – além de um colchão inflável. E assim surgia o Airbnb, empresa que hoje vale mais de 1 bilhão de dólares.
  • Em 2002, Nick Woodman tinha problemas para fazer fotos durante a prática de surf e percebeu que diversos outros segmentos de clientes buscavam um tipo de solução bastante específica no mercado de fotografia, mas que não havia ainda uma solução realmente adequada. E ele criou a GoPro. O problema que ele identificou que precisava ser resolvido? Capturar imagens de ação. Simples e extremamente específico.
  • Em 1984, quando o empresário austríaco Dietrich Mateschitz fez uma viagem de negócios à Tailândia, começou a sofrer de “Jet Leg”, um distúrbio físico causado pela diferença de fuso horário após uma longa viagem de avião. Como precisava ficar acordado para a reunião de negócios, achou uma bebida local que continha altas doses de cafeína e uma substância estimulante chamada taurina. E esse foi o insight inicial para que ele criasse o RedBull.

E aí, você acha que eles esperaram o melhor motivo para empreender? Você acha que eles ficaram esperando a “crise” passar? E aqui vai uma provocação para mudança de paradigma: O Brasil SEMPRE esteve em crise, a exceção é quando não estivemos nela… E nunca paramos de nos desenvolver por causa disso, toda a evolução que conquistamos, veio em tempos de crise. Então, se você quiser esperar a crise passar para você empreender, compre uma cadeira confortável e sente-se para esperar porque eu acredito que a sua espera será grande!

Se esse é o seu momento, empreenda agora!

É chegada a hora de tomar a atitude e empreender! Mas não pense que a sua paixão vai trazer dinheiro imediatamente e, portanto, vá com calma, porque os passos da vida empreendedora começam pequenos. Comece em paralelo com o seu trabalho atual e vá aprendendo o que fazer no seu negócio, É como aprender a andar de bicicleta. Você não deixaria alguém pela primeira vez sobre uma bicicleta, para soltá-lo do alto de uma ladeira. Você começa devagar, em um local seguro, em baixa velocidade e com rodinhas.

Se você tem medo, isso é absolutamente normal! O medo é a razão de não fazermos muitas besteiras, portanto é preciso estudar as causas e trabalhar os seus medos com cursos, treinamentos, tutores, etc… Na hora que você estiver pronto, é hora de empreender!

Você também não precisa dominar todos os aspectos de empreender. Assim como as rodinhas servem de apoio para o ciclista iniciante, o objetivo da consultoria é ajudá-lo a descobrir como pequenas transformações podem despertar todo o seu potencial. Empreender é uma atitude que pode ser desenvolvida, aprendida e praticada. E se você precisar de ajuda conte com a Bússola Consultoria de Resultados para lhe ajudar.

Um abraço!